Tutorial de Beatgridding no Traktor Pro (Parte 05)

Tutorial 05: Como determinar o tempo usando o metrônomo do Traktor Pro.


Track:Choco Taco, Pink Skull, Philly Time [unfound037]
Download: www.unfoundsoundrecords.com , clique em “unreleases” para ver os links

Neste tutorial você aprenderá como determinar o tempo usando o metrônomo do Traktor Pro. Isto será muito útil quando você estiver trabalhando com músicas muito complexas para determinar o tempo usando somente a visão automática do grid.


1. Adicione a faixa à sua coleção e carregue-a no deck A. Quando o carregamento e análise terminarem o deck deverá parecer com a imagem abaixo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Veja na onda sonora que a faixa inicia com alguns segundos de silêncio; esta situação é similar àquela do tutorial 2 mas como eu desconfio que o valor do tempo 130.011 BPM está errado então é melhor ajustar o tempo primeiro e depois corrigir os marcadores.


Minha primeira desconfiança com relação a esta faixa é que o valor de tempo correto é 130 BPM. Nós poderíamos checar isto rapidamente entrando este valor no campo “tempo” do painel Grid e olhar para as linhas do grid para ver se as batidas conferem. Algumas vezes é mais fácil determinar o tempo com o metrônomo do Traktor. Isto funciona da seguinte forma:

2. Clique no botão “Tick” no painel Master, isto ativará o metrônomo do Traktor Pro.



3. Clique no botão Cue no painel Cue do deck A. Isto fará com que o som do metrônomo fique audível.



4. Inicie a reprodução da faixa. Quando a introdução terminar (aproximadamente em 0:30 seg) você perceberá que o tick do metrônomo não está exatamente sobre as batidas da faixa. Se você ouvir que o tick está antes da batida então o tempo está muito rápido; se o tick estiver depois da batida, então o tempo está muito lento.

DICA: Dependendo da frequência do som do metrônomo algumas vezes você não o ouvirá perfeitamente. Na maioria dos casos a solução é usar o filtro do deck. Gire o botão do filtro até que o som do metrônomo e o som da faixa estejam audíveis. Outra opção é usar o botão de ganho do deck para alterar o volume da faixa.





5. Use os botões BPM INC e BPM DEC para mudar o tempo. Experimente com valores extremos como 129.7 ou 130.2 para pegar o jeito de como o metrônomo funciona.



Quando o tempo estiver ajustado para 130 você perceberá que não existirá mais um intervalo entre o som do metrônomo e as batidas. Parabéns, você acaba de achar o valor correto!! Você agora já pode desativar os botões de Tick e Cue.

O que ainda precisa ser ajustado é a posição do marcador. Isto é necessário para que o Traktor possa mostrar corretamente a posição do marcador no deck.

6. Clique na onda sonora na primeira batida depois da introdução (aproximadamente em 0:19 seg). Note que o Traktor colocou um Cue automático nesta posição.



Atenção!! Como nós alteramos o tempo da faixa nós não podemos mais usar o botão de Autogrid para criar um marcador automático. Isto acontece porque o botão de Autogrid não só cria um marcador automático como também ajusta o tempo da faixa para o valor previamente analisado pelo Traktor e nós sabemos que este valor está errado. Nós precisamos colocar um marcador manual e isto só poderá ser feito na janela de Cue no painel avançado do Deck.

7. Clique em Cue no lado esquerdo do painel avançado do Deck e então clique em Store para salvar o marcador. Agora abra a lista com os tipos de marcadores Cue e selecione Grid. O marcador manual agora foi ajustado e salvo.







8. Clique no marcador automático que foi posicionado no início da faixa e então clique no botão de “trash” lixo para apagar este marcador.



9. Retorne a janela Grid do painel avançado. Clique em Lock para travar o tempo e os marcadores de alinhamento.



Nota: Como você terá que se mover entre várias janelas este tutorial é um pouco pesado. Pessoalmente eu não gosto deste procedimento e da forma que ele acontece mas geralmente você precisará fazê-lo quando sentir dificuldade no uso das ferramentas normais de marcação. Acredito que se todas as ferramentas de marcação estivessem no mesmo painel isto facilitaria e muito o nosso trabalho, mesmo que algumas delas precisassem ser duplicadas em outros painéis. Trabalhar com o mouse o tempo todo acaba sendo um desperdício de tempo. Ainda bem que a maioria das ferramentas podem ser mapeadas no teclado com comandos MIDI, o que pode de alguma forma facilitar o trabalho.


No próximo tutorial você verá o que fazer quando o valor analisado do BPM é metade ou o dobro do valor correto da faixa.


Até lá !!

Dj leo nogueira
http://www.soundcloud.com/djleonogueira
twitter: @djleonogueira1

1 comentários:

Unknown disse...

e ae Leo blz cara gostei do blog e parabens pela dica, só to com uma duvida, como fazer o traktor salvar automatico os cue start quado toca eu marco o cue p da proxima vez nao ter que achar o cue novamente ? abraço vlw.

Postar um comentário

 
Copyright © TecnoDJ